Meditação

O que é Meditação?

Meditação é a prática de técnicas com o objetivo de focar a atenção da mente num pensamento, atividade ou objeto em particular e que busca atingir um estado de clareza mental e emocional. Há práticas de meditação muito antigas e outras contemporâneas que foram criadas visando enfrentar com as situações estressantes que vivemos nos dias atuais. Pode também estar ligada a práticas religiosas e espirituais ou não. 

Benefícios

Os benefícios alcançados pela prática constante da meditação são inúmeros, mesmo que praticada apenas por poucos minutos diariamente.

Benefícios mentais

– Além de calma, paz na mente, alegria e vida plena;
– Aumenta a criatividade e melhora a capacidade lógica;
– Libera o estresse e prepara a pessoa para um possível estresse futuro;
– Importante ferramenta para o Autoconhecimento;

Benefícios físicos

– Otimiza o sistema imunológico.
– Reduz a ansiedade;
– Abaixa a pressão sanguínea;
– Ajuda a diminui as tensões de dores em geral, tais como dores de cabeça, dores musculares e     problemas nas articulações;
– Melhora a produção de serotonina, produz sono repousante e melhora do humor.

Os vários tipos

Há muitas modalidades de meditação e todas conseguem atingir os objetivos citados acima cabe a você ir experimentando as técnicas até encontrar uma de sua afinidade e que seja mais confortável para você.

Quer saber qual a melhor para você?

Meditação Budista

budista2

O Budismo é uma filosofia que busca a Iluminação, a palavra Buda significa Iluminado, o primeiro Buda foi Sidartha Gautama que por volta do século VI A.C. deu início aos ensinamentos, ao atingir a Iluminação.
A meditação faz parte do samadhi, que integra o Caminho Óctuplo, é a disciplina mental necessária para desenvolver o domínio sobre a própria mente, é uma das principais práticas na busca da Iluminação.
Há várias escolas de budismo que diferem um pouco sobre a natureza exata do caminho da libertação, a importância de vários ensinamentos e, especialmente, suas práticas. As práticas meditativas também diferem ligeiramente. Veja as principais.

Vipassana – A meditação criada pelo Buda há mais de 2 mil anos, é um caminho de transformação através da auto-observação. Essa prática de meditação pretende mostrar ao ser humano as coisas como verdadeiramente são – as relações, os objetos, as sensações, os sentimentos.
É necessário atenção total à conexão entre mente e corpo, em tudo o que essa ligação realiza, as ações e sentimentos dos seres humanos, Através da meditação Vipassana, o meditante busca alcançar o equilíbrio da mente, livrando-a de impurezas e amarguras.

Kadampa – Foi fundado entre os anos 982 e 1054 pelo grande Mestre Budista indiano Atisha.
Esta escola do Budismo utiliza-se das atividades diárias para o caminho, integrando os conhecimentos dos ensinamentos de Buda e, aplicando-os em suas vidas diárias, os budistas kadampas são encorajados a utilizar os ensinamentos de Buda como métodos práticos para transformar as atividades diárias num Caminho à Iluminação.

Zazen – É uma prática da meditação ligada ao Zen budismo e é muito comum nos países asiáticos, no Japão de forma mais intensa. “Za” significa sentar-se e “zen” significa estado meditativo. A prática é apenas isso, os praticantes simplesmente se sentam em umas das três posições que a técnica utiliza por um período de 20 a 50 minutos, mantendo-se imóvel com a coluna reta e os olhos entreabertos olhando para o chão. É preciso voltar a atenção para a respiração, velocidade e intensidade e manter a mente livre de pensamentos.

Muitos caminhos, um só destino...

Transcendental

transcendental1

Meditação Transcendental, no ano de 1958, Maharishi Mahesh Yogi (1917-2008) introduz esta técnica que é conhecida também como Meditação Consciente e que utiliza-se de mantras, que possuem propriedades psicoativas.

Com origem na tradição védica, a meditação transcendental (MT) busca atingir níveis cada vez mais sutis da mente até chegar à fonte primordial dos pensamentos.

Estudos mostram que a sensação de bem-estar provocada por esta meditação durante certo tempo provoca alterações positivas no cérebro.

Os melhores resultados da prática vem em se fazer a meditações pelo menos duas vezes ao dia, de 20 minutos cada – uma pela manhã, ao acordar, e outra no período da tarde.

Foi o fundador da meditação transcendental e o principal divulgador. Através do Spiritual Regeneration Movement (Movimento de Regeneração Espiritual) fundado 1958 com o qual começou a difundir a meditação transcendental. Em 1959 começa a difusão da prática de meditação transcendental no ocidente, pela primeira vez nos Estados Unidos. A partir dos anos 1960, a prática se tornar muito popular devido a ajuda dos Beatles, que começaram a praticar a Meditação Transcendental.

Consciência Plena - Mindfulness

consciencia plena1

Consciência plena, atenção plena, foco total ou Mindfulness é um termo utilizado e criado por John Kabat-Zinn (1944) reconhecido cientista, escritor e professor de meditação, que em 1979, integrou o conhecimento de diversas práticas de meditação tais com Zen budismo, Yoga e outras à medicina ocidental, criou o programa MBSR (Meditação Baseada na Redução do Estresse).
Mas, enquanto as técnicas meditativas tradicionais buscam a serenidade, o Mindfulness pretende atingir o foco, a atenção plena que permite estar com a atenção totalmente voltada para uma única coisa ou tarefa, ligada ao momento presente, melhorando a memória e a produtividade.

O Mindfulness pode ser praticado em a qualquer hora e local ou durante a meditação sentada. Enquanto outras práticas meditativas são praticadas por um período específico de tempo, o Mindfulness pode ser aplicado a qualquer situação ao longo do dia.

Benefícios

– melhora a qualidade de vida, baixa o estresse devido a doenças;
– regula a produção de cortisol, melhorando o sistema imunológico através de uma mudança no    metabolismo;
– baixa a ansiedade e a depressão;
– pode ser praticada por todos, inclusive crianças;

Curso de Meditação